https://www.facebook.com/tr?id=1355097071717806&ev=PageView&noscript=1"/>

Setembro Amarelo: Mês de valorização a vida



Valorizar a vida, ser feliz e superar as dificuldades do dia a dia são algumas questões em destaque no mês de setembro. O CineX valoriza a vida e apoia a campanha Setembro Amarelo. Por isso, é necessário abordar a pauta abertamente e ajudar aqueles que precisam.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), ao lado do Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza desde 2014, a campanha do Setembro Amarelo, em todo o Brasil.

Em 2022, as entidades seguem com o lema “A vida é a melhor escolha” e o objetivo é levar as pessoas com algum tipo de doença psiquiátrica ao tratamento correto e a busca por ajuda.

De acordo com dados de 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil pessoas deram fim em suas vidas, em todo o mundo. No Brasil, estima-se que 14 mil casos são registrados por ano.

Para evitar casos assim, é muito importante que as pessoas que se sentem sem saída, tenham extremo apoio familiar e de pessoas próximas. Além disso, procurar um médico psiquiatra é a melhor solução, já que o profissional pode auxiliar no tratamento contra a depressão, transtornos, dependência química ou alcoólica, entre vários outros fatores.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também está disponível para ouvir pessoas que precisam de ajuda, pelo telefone 188. O serviço voluntário é gratuito e oferece apoio emocional para todas as pessoas que necessitam de uma conversa, agindo sob total sigilo e anonimato. Por Pollyana Cicatell